Aviso Prévio – Trabalho, Modelo e Cálculo

O Aviso Prévio é de responsabilidade do empregador cumprir em caso de pedir demissão. Se ele não cumpre, esse valor é descontado. No entanto, a pessoa não sabe como calcular o valor correto. Além disso, em alguns casos a pessoa tem que cumprir um tempo maior. Para ter mais informações a respeito confira a seguir como funciona o modelo de calculo do aviso prévio.

Aviso Prévio - Trabalho, Modelo e Cálculo

Aviso Prévio Trabalho, Modelo e Cálculo – Entenda como funciona os cálculos de aviso prévio . Muitos sites fazem o cálculo automático. Aprender a calcular é uma necessidade, pois somente assim você consegue entender quais são os seus direitos e deveres (Foto: Divulgação)

Aviso Prévio – Trabalho, Modelo e Cálculo

Se por acaso o funcionário for demitido, essa pessoa vai receber da empresa o aviso prévio. Esse valor pode ser correspondente a 30 ou 90 dias (até três meses de salário a mais). Tudo depende do vínculo que você tem com a empresa.

Mas, se o pedido de desligamento vem por parte do empregado existem duas formas de sanar esse débito do aviso prévio: o empregador pode não exigir que a pessoa cumpra e nesse caso você recebe o valor, ou a pessoa cumpre e recebe o salário normalmente. Se a opção for cumprir o aviso, a pessoa tem o direito de sair mais cedo ou trabalhar menos dias.

Em caso de dúvidas consulte um especialista (Foto: Divulgação)

Mais benefícios além do aviso prévio

Se a pessoa for demitida além de receber ou cumprir o aviso prévio ela tem mais direitos. O recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) acumulado no período em que trabalhou com registro. Além disso, você pode receber uma multa de 40% que é calculada em cima do valor total dos depósitos. Fora esse valor a pessoa recebe o seguro-desemprego.

Dúvidas frequentes sobre aviso prévio

Confira a seguir algumas dúvidas frequentes sobre aviso prévio:

Eu pedi demissão e agora preciso cumprir quanto tempo de aviso prévio?

Nesse caso você vai cumprir um aviso prévio de pelo menos 30 dias.

O aviso prévio é um meio de assegurar a pessoa e a empresa (Foto: Divulgação)

Eu solicitei a demissão com dispensa do aviso (não vou cumprir o aviso). A empresa é obrigada a me dispensar?

O pedido pode ser feito, mas a empresa pode te obrigar a cumprir o aviso. A organização também pode aceitar que você cumpra o aviso prévio, nesse caso você recebe o valor dos seus dias trabalhados. Mas se você se recusar a cumprir e se desligar da empresa ela pode descontar o valor de 30 dias trabalhados da sua rescisão.

O aviso prévio pode ser cumprido ou a pessoa pode ser liberada pela empresa (Foto: Divulgação)

Nesse caso eu pedi demissão sem a dispensa de aviso prévio. A empresa é obrigada aceitar que eu o cumpra o aviso prévio?

Você pode também querer cumprir o aviso prévio e a empresa pode ser contra. O patrão pode dispensar o empregado no momento da demissão de cumprir o aviso prévio, mas nesse caso o valor que o empregado deveria pagar por não cumprir o aviso é isentado.

Add a Comment