Caixa FGTS – Informações

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nasceu com o intuito de proteger o trabalhador que for demitido sem a justa causa, diante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho na Caixa Econômica Federal. No começo de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Caixa FGTS - Informações

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser sacado se você for demitido sem justa causa. A pessoa que tem o cartão cidadão consegue esse saque com mais facilidade, pois pode sacar dependendo do valor nas Casa Lotéricas e nos caixas eletrônicos (Foto: Divulgação)

Caixa FGTS – Informações

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é formado pelo total desse dinheiro acumulado ao longo dos meses de depósitos e os valores que são pertencentes aos empregados que, em algumas situações, podem usar o dinheiro todo que foi depositado em seus nomes.

Caixa FGTS Informações que você precisa para conseguir fazer o seu saque de dinheiro do seu benefício. O Fundo de Garantia  é um dinheiro que pode ser sacado antes da pessoa ser demitida em casos de doenças graves ou se a pessoa precisar comprar a casa própria por meio de financiamento (Foto: Divulgação)

Quanto é depositado na conta de Fundo de Garantia por tempo de serviço?

O valor a ser depositado no Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço é o correspondente a 8% (oito por cento) do salário bruto da pessoa (mensal). O FGTS funciona diferente para os contratos de trabalho que foram feitos dentro dos termos da lei nº 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), No caso desses contratos de aprendizes o percentual é menor, sendo de 2%. No caso das pessoas que estão registradas como trabalhadoras domésticos o recolhimento é de pelo menos de 11,2 %, sendo 8% é feito por meio do depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório.

Entenda que o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço não é descontado do salário, pois é uma obrigação do empregador. O valor tem que ser depositado todos os meses e quando não for depositado e a pessoa precisa sacar o empregador precisa fazer o deposito o mês todo.

Quem pode fazer o saque do fundo de garantia?

Em um primeiro momento o titular de conta que foi vinculada como sendo a do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço precisa para poder receber pelo menos uma das seguintes condições segundo os termos da Caixa:

– Contrato de trabalho rescindido , pelo empregador, sem justa causa;
– Extinção normal do contrato de trabalho a termo;
– Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
– Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, neste caso, sendo permitido o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta;
– Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3.7.1990.

Add a Comment