Governo divulga o calendário de pagamento do PIS/Pasep

A partir do dia 24 de janeiro deste ano, as pessoas com 60 anos ou acima desta idade, que possuem o direito a receber as parcelas do PIS/PASEP, terão a oportunidade de realizar o saque das quantias. Isso acontece porque o Governo Federal já anunciou o calendário de pagamento do PIS/Pasep 2018, bem como a diminuição na idade exigida.

Você também terá acesso ao benefício neste ano? Então, confira todas as informações para não perder o prazo e tampouco esse dinheiro seu por direito.

calendário pis

 

Calendário de pagamento do PIS/Pasep

A liberação deste benefício foi realizada através de uma nova medida provisória nos primeiros dias do ano. Caso o beneficiário já tenha uma conta corrente ou uma poupança em alguma das agencias da Caixa Econômica Federal ou ainda no Banco do Brasil, o valor será depositado automaticamente já na noite do dia 22 de janeiro.

Além disso, o calendário de pagamento do PIS/Pasep foi anunciado pelo Ministério do Planejamento e, segundo o Governo Federal, aproximadamente 4,5 milhões de pessoas terão acesso com a diminuição da faixa etária mínima para o recebimento. Sendo assim, o total liberado alcança a quantia de quase 8 bilhões de reais.

calendario de recebimento pis pasep

Beneficiários na medida provisória anterior

Vale destacar ainda que as pessoas que foram favorecidas com a medida provisória anterior, que entrou em vigência em 2017, o saque pode ser realizado desde a segunda semana de janeiro.

Isso acontece porque a medida provisória permitiu que os homens com 65 anos ou mais e mulheres acima dos 62 anos pudessem receber essa quantia. Para aposentados, idosos acima dos 70 anos e os herdeiros, o saque do benefício pode ser efetuado em qualquer período do ano.

Entenda o conceito de PIS/Pasep

Você conhece a origem do PIS/Pasep? O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foi elaborado com a Lei Complementar nº 8, de 03.12.1970, a fim de ampliar aos funcionários públicos as vantagens oferecidas aos funcionários da iniciativa privada através do Programa de Integração Social – PIS.

Com a revisão da Lei Complementar nº 26, em 1975, o PIS e o PASEP foram unificados e acabaram por dar origem ao Fundo de Participação PIS-PASEP. Sendo que a Constituição Federal de 1988 gerou diversas mudanças nos dois sistemas, terminando com o repasse de cotadas para o Fundo PIS/PASEP.

Tudo isso, levando em consideração a propriedade dos patrimônios individuais formados com as distribuições das parcelas, efetuadas entre 1972 e 1989 e encaminhar esses valores pessoais ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A meta desta movimentação foi promover os programas do Abono Salarial e do Seguro Desemprego, por isso, apenas as pessoas registradas até 1988 tem a chance de receber parcelas individuais do PASEP.

Como saber se você é um dos beneficiários?

Apesar de tudo, você pode ter duvidas a respeito da existência de um saldo disponível em seu nome. Para esclarecer isso é muito simples! Para ter certeza se você é um dos beneficiários do calendário de pagamento do PIS/Pasep, basta entrar no site da Caixa para o PIS ou do Banco do Brasil para o PASEP.

Add a Comment