Cartão Cidadão – Como Funciona?

Entenda como funciona o Cartão Cidadão antes de ir a uma das agências da Caixa para fazer a sua solicitação. Esse cartão facilita o acesso ao serviço da Caixa e benefícios que a pessoa registrada em carteira profissional tem, como por exemplo: Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e PIS/PASEP.

Cartão Cidadão - Como Funciona?

Cartão Cidadão – Como Funciona (Foto: Divulgação)

Cartão Cidadão – Como Funciona?

O Cartão do Cidadão é uma ferramenta que sempre facilita o seu acesso aos recebimentos e extratos de benefícios da Caixa. Esse cartão pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, como as Casas Lotéricas e caixas eletrônicos.

Para solicitar o Cartão Cidadão é necessário ir à Caixa ou ligar no 0800 do banco. O cartão é de graça, a pessoa não paga em nenhum momento a emissão nem mesmo se precisar solicitar uma segunda vida porque perdeu ele (Foto: Divulgação)

Quem tem direito do Cartão Cidadão?

Tem direito a fazer o pedido do Cartão do Cidadão a pessoa que possui Fundo de Garantia Por Tempo De Serviço (FGTS). Também pode fazer quem tem rendimentos do PIS, Abono Salarial. Outra situação que pode pedir o PIS é se a pessoa tem parcelas do Seguro-Desemprego a receber.  Em todos os casos a pessoa tem que possuir um número de PIS registrado. Esse número é registrado junto a Caixa por seu primeiro empregador formal. Com o Cartão Cidadão a pessoa consegue ter rapidez nos recebimentos, além de garantir mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.

O Cartão Cidadão é simples de ser usado, basta ter uma senha (Foto: Divulgação)

Como solicitar o Cartão do Cidadão?

Se a pessoa tem algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não possui o Cartão do Cidadão, Faça o pedido do cartão por meio do telefone 0800-726-0207 ou vá pessoalmente a qualquer Agência da Caixa para fazer a solicitação do cartão.

Qualquer pessoa pode ter um cartão como esse (Foto: Divulgação)

Como cadastrar a Senha Cidadão?

O Cadastro da Senha do Cartão Cidadão para receber o pagamento pode ser feito através de pontos de atendimento da Caixa. Também pode ser feito nos terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e Agências da Caixa.

Para realizar o cadastramento ou recadastrar do Cartão da Caixa é necessário procurar uma Agência da CAIXA. Para realizar o cadastro da Senha Cidadão em uma Casa Lotérica é necessário ligar para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207.

Nos casos da pessoa que vai pessoalmente na Caixa para o registro de senha siga essas normas.

  • Não se esqueça de apresentar o Termo de Responsabilidade e, ao menos, um dos documentos abaixo conforme solicitação da Caixa.

– Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;

– Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;

– CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;

– Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;

– Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;

– Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;

– Passaporte.: emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal. Quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.

Para mais informações acesse: http://www.caixa.gov.br.

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