CND INSS – Como Funciona?

A CND INSS nada mais é do que a Certidão Negativa de Débitos. Por meio desse documento é que a pessoa sabe se está tudo ok com a Receita Federal. A Secretaria da Receita Federal fez com que as certidões que fazem a prova da regularidade fiscal dos pagamentos de todos os tributos federais (isso inclui contribuições previdenciárias, tanto no âmbito da Receita Federal quanto no âmbito da Procuradoria da Fazenda Nacional) agora são únicas. Antes esses eram documentos separados, o que causava confusão em muitos casos.

CND INSS – A documentação pode ser usada em vários casos. Esse documento pode ser emitido por meio da internet. No entanto, algumas pessoas preferem que o atendimento pessoal seja feito e suas dúvidas sejam sanadas.

CND INSS – Certidões Negativas

Essa unificação das Certidões Negativas foi determinada pela portaria 358, datada em 5 de setembro de 2014. Segundo informações do Fisco. Antes dessa unificação a pessoa que necessitava fazer a regularização com o fisco tinha que apresentar duas certidões. Sendo que uma delas é relativa às contribuições da previdência social, conhecida como certidão do INSS ou certidão previdenciária, e outra informava o pagamento dos outros impostos.

O INSS é uma instituição que provém os benefícios. Quem está cadastrado no INSS pode conseguir diferenciais para isso. A Previdência Social tem vários sistemas aonde as pessoas podem acessar os seus dados sem sair de casa e até por meio dos sue celular (Foto: Divulgação)

Unificação CND

Com esse processo de unificação o contribuinte vai poder ter o documento que comprova a sua situação fiscal diante da Fazenda Nacional. Isso acaba ajudando a simplificar o processo para que o contribuinte que precisa do documento. Além disso, o governo também vê uma diminuição nos custos de sistema para gerar mais de um comprovante.

A Previdência Social ´pode te ajudar quando estiver mais velho e precisar se aposentar. Mas, para isso, é preciso pagar a contribuição do INSS para conseguir o afastamento conforme a lei. O pagamento de quem é registrado é feito pela empresa. Já o pagamento particular pode ser feito em boletos comprados em papelarias (Foto: Divulgação)

CND INSS – Consulta

É possível fazer a consulta da CND no site da Receita Federal, sem a necessidade de se dirigir a uma unidade do INSS. Para isso, só tenha os seus dados pessoais em mãos.  Por meio do e-Cac você consegue acessar os seguintes serviços: Situação Fiscal e Situação Fiscal-Relatório Complementar, que podem ser verificados por meio do código de acesso ou por certificado digital. Esses códigos e certificados ajudam a você ter segurança nas suas informações.

Para ter mais informações sobre o CND é necessário entrar em contato com a Previdência Social. O CND INSS é um documento que vai te ajudar a provar a sua regularidade junto a Previdência Social e até a regularizar se tiver problemas (Foto: Divulgação)

Outra forma de consultar é acessando esse link: http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html. Por meio dele Basta colocar o CEI ou CNPJ e clicar em consultar. Nesse caso somente a informação se há ou não pendência será liberada.

Add a Comment