NIT – Como Consultar Número pela Internet

Você sabe o que é o NIT – Como Consultar Número pela Internet? Antes de explicar os canais de consulta do NIT pela internet vamos falar certinho o que é o NIT.  As pessoas que trabalham de maneira autonoma no Brasil (que nunca trabalharam com carteira assinada)  tem um número de registro chamado NIT, ou Número de Registro do Trabalhador.  Esse número trata-se de algo que parece o PIS/PASEP, mas voltado ao Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial. Para ter um NIT é necessário ir pessoalmente na Previdência Social. Quando a pessoa trabalha como autônoma o único direito dela é o NIT.

NIT - Como Consultar Número pela Internet

NIT – Como Consultar Número pela Internet – Entenda como funciona as consultas sem sair de casa. Com a internet ficou mais fácil fazer qualquer consulta, por isso, entenda como funciona. O  NIT é um número importante para te identificar junto a Previdência Social, então guarde ele com carinho para não ter dificuldades depois de garantir seus direitos. Anotar o NIT uma vez que o descobre é a recomendação. (Foto: Divulgação)

O que é NIT?

É natural ter uma confusão quanto ao significado da sigla NIT se comparada com a sigla PIS.  Para que entenda melhor, vamos exemplicar com detalhes o que é o NIT.

As pessoas que trabalham por conta no Brasil, ou seja, que não tem carteira assinada, são portadoras de um número de identificação chamado NIT (Número de Registro do Trabalhador) que equivale, em partes, ao número do PIS.

Empregados domésticos, por exemplo, tem o NIT em vez de PIS em muitas situações. Também podem ter o NIT Contribuinte Individual, Facultativo e Segurado Especial.

Para conseguir o seu NIT você pode ir até a Previdência Social para fazer o cadastro. Por meio desse registro é possível recolher a contribuição para o INSS para autônomos.

Se uma empresa contratar uma pessoa que tem o cadastro do NIT é necessário fazer a transição para o PIS. Com o PIS a pessoa pode ter FGTS recolhido.

NIT – Como Consultar Número pela Internet

A consulta de informações do NIT podem ser realizadas por meio do site http://www.previdencia.gov.br. Esse canal de comunicação só te ajuda a ter mais informações sobre o NIT depois que você já fez o cadastro da numeração.

NIT - Como Consultar Número pela Internet

A consulta de qualquer dado social pode ser feita por meio da internet. No entanto, preste muita atenção nas perdulariedades. Os dados também podem ser vistos pessoalmente no setor de serviço social de cada cidade. Por isso, vale a pena ter sempre esses dados anotados para evitar uma consulta e sim precisar (Foto: Divulgação)

 

Cadastrar NIT pela Internet

Você pode fazer o cadastro no NIT agora mesmo e começar a contribuir com o INSS. Para isso, basta acessar o site https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet. Somente com o cadastro no INSS é que o número do NIT é gerado. Por isso, acesse o link e verifique.

Cadastrar NIT pelo telefone

Para ter atendimento por meio do telefone referente ao NIT é necessário ligar para o telefone 135. Esse é o canal de atendimento ao público da Previdência Social / INSS. Tenha em mãos os seus documentos de identificação pessoal. Por exemplo: RG, CPF e comprovante de endereço.

Número do NIT

A numeração do NIT é a mesma usada quando a pessoa é cadastrada em programas sociais, como exemplo, Bolsa Família. É normal que a pessoa que faça parte desses programas tenha o cadastro NIT. O número NIT também é usado para que a pessoa consulte o seu benefício no INSS, por isso é importante anotar esse dado para achar com facilidade quando encontrar.

 

Pré-requisitos para fazer inscrição no NIT

O primeiro requisito para que o cidadão possa realizar a sua inscrição na previdência social no NIT é não possuir ter inscrição em programas do governo, como PIS/PASEP e NIS. Quem já tem esses cadastros podem usar ele junto a previdência social.

NIT - Como Consultar Número pela Internet

Ao falar de NIT as pessoas confundem com o NIS. Isso porque o NIS é o número de identificação para programas sociais. O NIT identifica pessoas que trabalham (Foto: Divulgação)

Condições seguintes para pedir seu NIT segundo o site da Previdência Social:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade
  • Informar uma das categorias de segurado (Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico ou Segurado Especial) bem como a atividade exercida (conforme lista disponibilizada). Mesmo que seja na condição de Facultativo, o cidadão deverá informar o campo atividade, como por exemplo, “dona-de-casa”;
NIT - Como Consultar Número pela Internet

NIT – Como Consultar Número por meio da internet. O primeiro requisito para que o cidadão possa realizar a sua inscrição na previdência social no NIT é não possuir ter inscrição em programas do governo, como PIS/PASEP e NIS. Quem já tem esses cadastros podem usar ele junto a previdência social. (Foto: Divulgação)

Se a condição for não filiado:

  • Não existe idade mínima
  • deverá ser informada uma categoria dentre as opções de dependente (para fins de recebimento de benefício), representante legalprocurador ou componente de grupo familiar para benefícios do tipo BPC – LOAS;

 

Passo a Passo para Consultar NIT pela Internet

Confira a seguir como consultar passo a passo o número do NIT sem sair de casa:

– Passo 1

Entre no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Por meio desse link você deve achar a palavra “Inscrição”, que está localizada no campo superior esquerdo do menu. Clique nesse botão e depois clique em “Filiado”.

– Passo 2

No campo “Nome de Filiado” preencha o seu nome, após isso, no campo seguinte, complete com o nome completo da sua mãe, como está na carteira de trabalho, mesmo que haja erros.

Adicione o número do CPF no campo recomendado na página e sua data de nascimento. Clique no botão “documentos complementares”, adicione o número do RG sem pontuação alguma. Agora, coloque o texto que vai aparecer na imagem que está no canto inferior da tela.

– Passo 3

Após isso, selecione o botão “Continuar” e clique em cima dele. Se você digitou tudo certinho vai aparecer uma mensagem em vermelho, sempre no canto acima da tela.

O sistema vai mostrar que seus dados já estão na base de dados do CNIS. Pegue o número do NIT que vai aparece no final da mensagem. Esse será o seu NIT.

Você pode fazer a sua solicitação do NIT por meio da internet: http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet.  Através do site também é possível ter mais informações a respeito.

 

Add a Comment