Número do NIS – Como Consultar

Número do NIS – Como Consultar é o tema que vamos tratar. Isso porque o NIS é o número que ajuda milhares de famílias pelo Brasil a terem acesso aos programas sociais do Governo. No entanto, depois que esse número é gerado as famílias começam a ficar em dúvida com relação ao NIS. O número do NIS é o que corresponde ao PIS, mas nesse caso para as pessoas que não tem PIS e fazem parte de programas sociais, como Bolsa Família, por exemplo.

Número do NIS – Como Consultar ? Essa consulta é mais simples do que imaginam. No cartão do benefício social a sua identificação é o NIS. O cartão do Bolsa Família, por exemplo, tem esse dado. Existem outras formas de consultar o NIS que você precisa saber para quando precisar ter ele sempre em mãos. Anote o número, pois ele pode ajudar você a conquistar descontos e cursos, benefícios de outros projetos e muito mais (Foto: Divulgação)

Número do NIS – Como Consultar

A consulta do número do NIS pode ser feita por meio do setor de assistência social do seu município. O NIS é o número que te identifica por lá. Nesse caso, você pode ir pessoalmente e verificar munido dos documentos pessoais em mãos. Outra forma de ver seu NIS é olhando o seu cartão de benefício social. Lá vai constar o seu número de cadastro NIS.

NIS tem abono salarial?

Não, o NIS não tem nenhum abono salarial. Apenas te garante o recebimento de programas sociais. O NIS é diferenciado e vale muito a pena manter ele.

Quem tem NIS pode ter PIS?

Se você tem o NIS e for trabalhar registrado precisa de um PIS.  Esse número deve ser solicita na Caixa pela pessoa que vai assinar sua carteira ou empresa. Nesse caso o PIS te garante o direito ao recolhimento de fundo de garantia e vai te ajudar a ter mais sucesso profissional. O abono salarial PIS só é recebido pela pessoa que trabalhou ao menos 30 dias registrado no ano anterior e que tenha o cadastro no PIS a pelo menos seis anos.

O Bolsa Família já ajudou pessoas a sair da situação de extrema pobreza. Por meio do Bolsa Família crianças estão mais assíduas nas escolas, já que esse é somente um dos pré-requisitos. (Foto: Divulgação)

Calendário saque PIS – Abono salárial

Se você tem direito ao abono salarial do PIS fique atento ao calendário de saque abaixo.

​​Nascido em ​Recebem a partir de ​Crédito em conta
​Julho ​27/07/2017 ​​25/07/2017​
​Agosto ​17/08/2017 ​​15/08/2017​
​Setembro ​14/09/2017 ​​12/09/2017​
​Outubro ​19/10/2017 ​​17/10/2017​
​Novembro ​17/11/2017 ​14/11/2017
​Dezembro ​14/12/2017 ​​12/12/2017
​Janeiro ​​
​​18/0​1/2018
 

16/01/2018

​Fevereiro
​Março  

​​22/02/2018

​ ​
​​20/02/2018
​Abril
​Maio  

​​15/03/2018​​

 

13/03/2018

O que é NIS

O NIS (Número de Identificação Social) é um número criado quando a pessoa faz parte de um programa social, por exemplo. Quem se cadastra no Bolsa Família recebe ta,bem um NIS. Por meio desse dado que a pessoa consegue fazer consultas do benefício.

O NIS foi a solução encontrada pelo Governo Federal para possibilitar a identificação do trabalhador em vários cadastros sociais governamentais, como por exemplo, a pessoa que faz parte de Programas Sociais e/ou que se encaixe nas situações determinadas pelas Políticas Públicas de Governo Federal, Estadual ou Municipal que vão receber outros auxílios.

Cadastro do NIS

A Caixa Econômica Federal liberou para as empresas duas maneiras de cadastramento do NIS: online ou em lote, as duas formas são feitas quando a pessoa acessa o Conectividade Social – CNS.​​

Número do NIS – Como Consultar – O número do NIS pode ser acessado também no Serviço Social da sua cidade. Recomendamos que salve sempre os dados do seu NIS, PIS, PASEP e demais identificações, pois isso pode te servir mais tarde (Foto: Divulgação)

– Cadastro NIS em Lote

A Caixa Econômica Federal torna viável para qualquer empresa a opção de cadastramento do NIS da pessoa por meio de lote de seus empregados. Sendo assim é possível fazer o cadastro quando necessário de mais de uma pessoa de uma única vez.

Para fazer isso é necessário gerar um arquivo e realizar a sua postagem por meio da Caixa Postal do Conectividade Social (CNS) e serviço Envio De Arquivo Cadastro NIS, e depois disso fazer o recebimento do arquivo.

Assim que o banco recebe a documentação ele a recebe, o analisa e se estiver tudo “ok”  retorna já com a identificação do NIS.

O acesso ao CNS é realizado através do certificado digital padrão ICP-Brasil. Se por acaso a empresa já tiver o acesso ao sistema básico de tratativa, a opção ENVIO DE ARQUIVO CADASTRO NIS vai aparecer de cara, assim que o sistema for aberto.

Já nas situações de certificado digital de Pessoa Física, um novo pedido deve ser feito pela Pessoa Jurídica para que a opção “Envio de Arquivo Cadastro NIS” possa ser vista pela pessoa. O pedido deve ser feito no sistema Conectividade Social.

Para ter mais dados para entender essa relação de cadastramento, acesse na área de download os documentos Layout Padrão Empresa e Envio de arquivo CNS – Orientações.​

 – Cadastro NIS Online

O cadastro pode ser feita de uma forma mais rápida quando a pessoa precisar fazer isso sem o auxilio de nenhuma empresa. O NIS Online é a solução de cadastro unitário, sendo que o seu acesso é feito através do Conectividade Social – CNS, serviço CADASTRO NIS.

Nesse caso a pessoa precisa ter o certificado digital padrão ICP-Brasil. Quem não tem pode pedir por meio do sistema Conectividade Digital.

Para saber mais informações acesse: Manual para cadastramento online do trabalhador pelo Conectividade Social ​.

O número do NIS pode te auxiliar em muitos programas sociais. Quem tem NIS pode ter PIS. Quando conseguir um trabalho formal o PIS é acionado. Com o PIS você pode ter acesso ao benefício do FGTS e muitos outros. (Foto: Divulgação)

Consultar NIS pelo CPF

Para fazer a consulta siga os passos:

  1. Entre no link do Dataprev: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html;
  2. Após entrar clique em “inscrição”;
  3. No campo indicado coloque o seu nome completo, o nome de sua mãe e o número do CPF da sua inscrição.

Depois de finalizar o preenchimento do cadastro o site exibirá informações do seu NIS.

 Como descobrir o número do NIS Bolsa Família

O NIS pode ser visto com facilidade através do cartão do Bolsa Família. O número do cartão é o seu NIS. Ele fica logo abaixo do nome da dona ou dono do cartão. Os 11 primeiros dígitos desse numero do cartão é o NIS e os outros 2 são a via do cartão.

Para mais informações, vá até uma das agências da Caixa.

Add a Comment