O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

É bem comum não entender O que é PIS,PASEP,NIS e NIT. Eles são usados no conceito do empregador e sua defesa de direitos. Mas para que serve cada um? Como eles são usados? Quando são Usados? Por quem podem ser usados? Precisamos de todos? Todos são tem direito a abono salarial? Vamos desvendar esses mistérios e conferir.

O que é NIS, PIS, PASEP e NIT ? Esses termos são usados de modo comum em momentos iguais relativamente. Por isso, vale a pena entender como cada um funciona (Foto: Divulgação)

O que é NIS, PIS, PASEP e NIT?

Entenda antes o que é cada um:

PIS – é o número de identificação de um funcionário que trabalha no setor privado com carteira assinada.

PASEP – É o número de identificação de um funcionário do setor privado.

NIS – O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) gera um Número de Identificação Social (NIS), que é gerado por meio da Caixa Econômica Federal. A inscrição trata-se de um código para todos que possam ter direito a benefícios sociais do Governo Federal, como por exemplo: Bolsa Família, Pronatec, ProJovem Trabalhador, Garantia Safra entre outros.

NIT – Esse é o número gerado para os trabalhadores autônomos do Brasil (que nunca fizeram nenhum trabalho com carteira assinada). O NIT é o número desses trabalhadores de identificação na Previdência Social que substitui o PIS. Pode ter um NIT os contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.

O PIS e o PASEP tem abono salarial anual. Os demais não tem. Quem tem PIS ou PASEP está contribuindo com a economia, pois está trabalhando todos os dias enquanto tem o registro ou contrato de servidor público. Para ter esses número a empresa que o contratada precisa cadastrar (Foto: Divulgação)

Aonde solicitar o NIT?

O NIT pode ser requerido junto a Previdência Social. Quem tem o NIT tem como direitos únicos os que atendem por meio de recolhimento da previdência social.

Se por acaso uma empresa contratar uma pessoa que tenha somente um NIT é necessário que ela faça um cadastro dessa pessoa junto ao PIS. Com o PIS a pessoa pode recolher também o INSS.

Regras de saque de rendimento do PIS

Segundo a Caixa as regras de saque do PIS são:

  • Por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.
  • Nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão.
  • Em uma agência da Caixa​

Existem diferenças marcantes entes o NIS, PIS, PASEP e NIT. Entre essas diferenças estão com relação a sua representatividade. O PIS e o PASEP são similares. Mas o PIS representa quem trabaçlha no setor privado e o PASEP quem trabalha no setor público (Foto: Divulgação)

Documentos para identificação:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Habilitação (modelo novo) observado o prazo de validade, se houver
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto
  • Identidade Militar
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior
  • Carteira de Trabalho

Para mais informações, entre em contato com a Caixa.

Add a Comment