Redução da idade mínima para saque do PIS/PASEP

Milhares de brasileiros tem a possibilidade de se beneficiar com o programa PIS / PASEP, mas será que este é o seu caso? Recentemente, o Ministério do Planejamento fez algumas mudanças importantes com relação à faixa etária para efetuar o saque. Por acaso, você está por dentro da redução da idade mínima para saque do PIS/PASEP?

Em função de algumas regras adotadas em todo o território nacional, a edição deste ano do programa poderá beneficiar os idosos com 60 anos ou mais, tudo porque o Governo Federal optou em fazer uma diminuição considerável de uma década no limite de idade mínima para saque.

Redução da idade mínima para saque do PIS/PASEP

Redução da idade mínima para saque do PIS/PASEP

Assim, esses cidadãos já podem efetuar o saque das cotas de forma automática, ou seja, sem que seja obrigatório efetuar a solicitação na sua respectiva agencia bancária.

De acordo com cálculo do Ministério do Planejamento, serão quase 11 milhões de brasileiros beneficiados e que poderão colocar mais de 21 bilhões de reais na economia nacional através de compra de produtos e contratação de serviços variados, ajudando a reduzir os efeitos da crise financeira atual.

Nova idade mínima para saque do PIS/PASEP através de MP

Vale destacar que o presidente da república, Michel Temer, fez com que a nova idade mínima para saque do PIS/PASEP entrasse em vigor ao editar uma nova Medida Provisória, visando a agilização desta alteração na faixa etária mínima.

Até o ano passado, a idade mínima estava em 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, no entanto, o prazo da MP com essas faixas etárias, modificados em agosto de 2017, venceu, o que fez com que a idade mínima retornasse ao patamar de 70 anos, sem fazer qualquer distinção entre homens e mulheres.

Conforme os dados do Governo Federal, enquanto essas medidas estiveram em vigor aproximadamente 1,6 milhão de brasileiros retiraram os valores a disposição. A quantia paga aos cotistas do fundo PIS / PASEP ficou em torno de 2,2 bilhões de reais.

Nova idade mínima para saque do PIS/PASEP

Nova idade mínima para saque do PIS/PASEP

Mas, quando a primeira medida foi editada ainda no meio do ano passado, a expectativa era de que 7,8 milhões de idosos pudessem ser beneficiados. Conforme a agenda estabelecida pelo Ministério do Planejamento, os saques com a nova idade mínima para o PIS/PASEP 2018 tendem a iniciar neste mês de janeiro.

Conheça o objetivo do programa PIS / PASEP

Vale frisar ainda que o Fundo PIS / PASEP se trata do fruto de uma junção dos dois planos elaborados com quantias do Programa de Integração Social (PIS), direcionado para os funcionários de empresas privadas, e também do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), volvido a servidores públicos.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito de como efetuar a retirada deste abono, se é um dos beneficiários, o prazo para realizar o saque da quantia e até mesmo quais os documentos necessários para efetuar essa operação, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, a plataforma do Banco do Brasil ou ainda o site do Ministério do Planejamento.

Add a Comment